terça-feira, 5 de maio de 2009


O Riso




Este é um evento criado em 1998, pelo Dr. Madan Kataria, fundador do movimento de Yoga do Riso.
A celebração deste dia é uma manifestação para a Paz Mundial e pretende construir uma consciência de amizade e fraternidade através do Riso.


A crise, a insegurança e tantos outros motrivos para não falar de bem-estar, reforçam a necessidade de procurar momentos onde se contraria as perspectivas depressivas. A busca consciente da felicidade é um objectivo...
Criar um momento colectivo de partilha e de encontro como reforço dos princípios e de propósitos.
Falar de Paz, neste dia, foca-se numa dimensão de proximidade de dentro para fora, de mim para os outros, numa prespectiva activa e não passiva, distante, à espera que chegue até nós.
O riso estimula emoções positivas e poderosas, gera predisposições para que as pessoas encontrem a paz dentro de si mesmas e influenciem de forma positiva e pro-activa.
O riso é uma linguagem universal, estabelece uma ligação entre diferentes credos e religiões e cria uma nova lógica nos meios onde se insere. Com riso podemos explorar a imagem de partilha com braços abertos e a sorrir, é a forma ideal de segurar o riso, gera-se um caminho de duas direcções: dar e receber, com fraternidade, amizade e amor.




Yoga do Riso


O Yoga do Riso é um misto de exercícios de gargalhada e de respiração (Pranayama). Trata-se duma actividade lúdica com profundas consequências ao nível da transformação do estado de ânimo.
Em geral, as sessões do riso realizam-se em duas partes: a primeira com uma duração de 15 a 20 minutos, mostra que qualquer pessoa pode rir, sem motivo aparente seja resultante duma piada, dum filme humorístico ou duma comédia; na segunda parte, na meditação do riso, as pessoas sentam-se ou deitam-se no chão, e pouco a pouco o riso fingido vai-se transformando em riso verdadeiro.
Centenas de estudos demonstram que o riso faz milagres à mente e ao corpo. Entre outros, os benefícios do Yoga do Riso são:
*Reforça o sistema imunitário, activando as células que combatem as infecções.
*Ajuda o corpo a lutar contra o "stress".
*Uma boa gargalhada, das que fazem doer a barriga, ajuda a fortalecer os músculos do estômago.
*Liberta endorfinas no cérebro, o analgésico natural do corpo
*Mantém o rosto jovem e aumenta a beleza física.
*Dilata o tórax e melhora a respiração.
*Favorece o relacionamento social.
*Aumenta a criatividade e a produtividade.
*Facilita a tomada de decisões
*Melhora a auto-estima




Rir é sem duvida o melhor remédio,forçado ou inesperado, em sessões de Yoga ou com os amigos..ele nos alegra, espanta os maus espíritos os maus olhados, o riso alegra o outro!!um sorriso no momento certo pode fazer toda a diferença , pode harmonizar todo o envolvente!!o riso alimenta,fortalece, cura!!! ria ria muito!!a aura do Mundo agradece!!





Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.
Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria ,
a repentina ondade prata que em ti nasce.


A minha luta é dura e regresso

com os olhos cansados

às vezes por verque a terra não muda,

mas ao entrar teu riso

sobe ao céu a procurar-mee abre-me todas

as portas da vida.

Meu amor, nos momentos

mais escuros soltao teu riso e se de súbito

vires que o meu sangue mancha

as pedras da rua,

ri, porque o teu riso

será para as minhas mãos

como uma espada fresca.

À beira do mar,

no outono,

teu riso deve erguersua cascata de espuma,

e na primavera , amor,

quero teu riso como

a flor que esperava,

a flor azul, a rosada minha pátria sonora.

Ri-te da noite,

do dia,

da lua,

ri-te das ruas tortas da ilha,

ri-te deste grosseiro

rapaz que te ama,

mas quando abro

os olhos e os fecho,

quando meus passos vão,

quando voltam meus passos,

nega-me o pão,

o ar,a luz, a primavera,

mas nunca o teu riso,

porque então morreria.



"O teu riso"-Pablo Neruda







3 comentários:

  1. nuno6/5/09

    quem é esse palhaço?

    ResponderEliminar
  2. mao ha palhaço, ha é uma palhaça

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14/5/09

    olax...
    kem nao gosta de dar uma boa gargalhada até doer a barriga??..loll
    fikamos mais jovens e bonitas...
    bj
    lia

    ResponderEliminar