quarta-feira, 22 de abril de 2009



Lá do cimo, como eu nunca a verei, é magnífica, apresenta-se em azul castanho e verde rodeada de um véu branco .


Azul da água , que nós Homens dividimos em oceanos e mares, apenas nomes, porque tudo é h2o.Esta ocupa 71% do planeta Terra , nela habitam seres tão inteligentes como os golfinhos , perspicazes como os tubarões, brincalhões como as focas, as lindas tartarugas...e muitos mais , uns que apreciamos mais no prato, a sardinha, o bacalhau, os camarões, a lagosta. Destes 71% apenas 3% é agua doce, ou seja, para nós bebermos, cozinharmos, tomar o nosso belo banhinho, pois é, mas para que possamos continuar a utiliza-la, e para as gerações seguintes saberem o que é beber um copo de água fresca em pleno mês de Agosto, temos no nosso dia-a-dia fazer alguns "arranjos" nos nossos hábitos , como fechar a torneira enquanto lavamos os dentinhos, banhos rápidos, não lavar a loiça com água corrente, entre muitos outros, que de algum tempo para cá nos têm vindo a educar, sim, porque é uma questão de educação e respeito faze-lo.
Sem o “verde”a Terra fica sem qualidade, abalada e a nossa saúde, em risco.As florestas exercem influência na purificação do ar, na amenização do clima, renovações de águas, protecção dos solos, e para além disso,têm um valor cultural inestimável. Os belos chaparros que habitam aqui em pleno Alentejo , transmitem esse mesmo valor, são fonte de beleza, grandiosidade, inspiração, encantamento, pelo menos para mim.É neste verde que se dá um dos mais importantes processos químicos a Fotossíntesse, é exclusivo aos vegetais, através do qual a planta absorve substâncias orgânicas da natureza e consegue com elas fabricar seu próprio alimento. Nesse processo, no qual a luz solar é vital, a planta realiza também a importante
tarefa de tirar gás carbónico-CO2 - do ar e lançar oxigénio-O. Das árvores se extraem alimentos, medicamentos e matéria-prima , existem ainda espécies vegetais ainda não estudadas e que podem conter o segredo da cura de diversas doenças. De Verão nos dão sombra, nas chuvas favorecem a infiltração nos solos, conservam a humidades dos solos e do ar e servem de habitat para muitos seres animais, desde o koala , o panda, o papagaio, a borboleta.

Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimentos.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
E vem a noite.
Vem a lua.
E vêm as sombras que multiplicam as árvores.
As luzes dos vagalumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.
Poema de um índio Ticuna -


O castanho é o deserto e as cumes montanhosos.
As montanhas não são blocos de rocha , elas estão cheias de vida como os oceanos e são tão essenciais para o bem-estar da humanidade como as florestas . Muitos humanos depende de montanhas para obter água para beber, para a agricultura, para produzir energia eléctrica, para fazer indústrias funcionarem.As montanhas são lugares onde vivem comunidades, no mundo inteiro, e é também nelas que estão estabelecidas importantes tradições culturais. São onde habitam muitos dos seres humanos mais pobres do planeta. As montanhas podem conter neve e fincarem branquinhas durante imenso tempo ,quando a altitudes muito elevadas, é nestas que habita o Abdominavel Homem das Neves.
Quando se fala em deserto logo nos vem a cabeça dunas de areia, e as dunas de gelo?sim também deve ser maravilhoso.As dunas de gelo são característica nos desertos polares, la habitam os fofos pinguins, ursos polares.
A vida dos desertos areosos, permanece escondida durante o dia, as cobras e os lagartos gostam mais da noite! A vegetação não passa daquela imagem de um cacto gigante no meio de areia. É nos desertos que se encontram os melhores fosseis.
"Todos os seres são interdependentes e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos."
Vamos amar, respeitar, cuidar, restaurar, prevenir, asseguar, adoptar, avançar, defender, fortalecer a existência deste planeta está nas nossas mãos!




Para todos nós!!






1 comentário:

  1. Ha tantas pequenas coisas que podemos mudar no nosso dia a dia, que nem nos diminuem qualidade de vida mas podem fazer toda a diferença um dia mais tarde, é pena q so nos lembramos delas assim em dias como este.
    Somos tão egocêntricos....

    ResponderEliminar